quarta-feira, 29 de abril de 2009

Idéias Empreendedoras (in)úteis!

Oi gente!

Assim como o post sobre a agência Nothing, relacionado com o cap 6. Hoje viemos falar sobre idéias criativas, funcionais, que facilitam nosso dia-a-dia. O site Bem Legaus (http://www.bemlegaus.com/) mostra diversas idéias empreendedoras que fazem diferença entre os produtos convencionais de hoje.Essas idéias demonstram o quão empreendedores são seus criadores, que inventam utensílios incríveis, capazes de revolucionar e trazer mais diversão as nossas vidas. Pratos próprios para Tacos, luvas de ping pong e até uma máquina de fazer sushi são alguns dos objetos que surgiram de idéias inusitadas, vindas de empreendedores muitas vezes desconhecidos, mas que fazem muitos sucesso.Ao criar produtos como estes, os empreendedores demonstram como possuem monopólio idéias, muitas vezes aperfeiçoando utensílios que não teriam outras funções e criando outras utilidades para os mesmos.Quem imaginaria criar um tablete de chocolate que funciona como imã? E um babador que vem estampado com o peito peludo masculino?Empreendedores e criativos, os idealizadores desses fabulosos objetos se destacam em meio a tantos produtos iguais, ao terem insights e colocarem na prática sua imaginação, mostrando o quão valiosas são essas idéias, inusitadas, porém eficazes e divertidas.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A profissionalização é necessária


Olá... Bom vamos a mais um post!

Desta vez é uma dica de leitura relacionada o capítulo 10 do livro de Gestão. A Veja desta semana trás em suas páginas amarelas uma entrevista com o empresário Abílio Diniz. Esta esntrevista me chamou atenção pos dentro dela há muintos conceitos vistos em sala de aula, além de um exemplo de um exelente gestor.

Nesta entrevista fala um pouco do processo de profissionalização pelo qual o Grupo Pão de Açúcar passou. Ele conta como foi deixar a a presidência do Grupo para se tornar presidente de um conselho.

Ele ainda conta como é a sua relação com o atual presidente e como ainda tem um certo controle na tomada de decisões da empresa.

Como não poderia deixar de ser Abílio Diniz ainda comenta o assunto da vez, a CRISE e explica como nesta época sua empresa conseguiu amentar as vendas em 10%.

Curioso para saber a resposta?? É só ler a entrevista.. Quem não tiver a revista é só pedir que eu empresto...

Bjosss

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Empreendedorismo de cópia

Olá pessoas!! Vamos a mais um post, comentando novamente o Cap 6 do livro que fala sobre empreendedorismo. E desta vez faremos uma denúncia!!!


Bom como foi explicado nas aulas da Prof. Luciana para você ser empreendedor é necessário que você tenha um monopólio das idéias pois é partir disso que teremos uma certa vantagem competitiva. No entanto não é isso que vem acontecendo, alguns pequenos e até grandes empresários vem copiando o empreendedorismo de outros, como mostra a matéria da Época:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI68513-15227,00-COMO+LEVAR+VANTAGEM+NA+BASE+DA+IMITACAO.html


Esta matéria chama atenção mais uma vez para a crise, pois com a existência dela o plágio industrial se tornou um caminho tentador para o lucro.



Vale a pena ler a matéria e ver os exemplos que ela dá pois há desde pequenas empresas como grandes empresas copiando outras, como o caso da Adria copiando a Danone.



Bjos e aproveitem o feriado!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Informe-se


Vamos a mais um post....


Desta vez comentando novamente o Cap 3 do livro... Se antes falamos sobre a cultura organizacional, agora falaremos sobre as dimensões do ambiente externo.

O ambiente externo é composto por variáveis incontroláveis pela empresa e sendo assim é necessário monitora-las muito bem. Estas variáveis são compostas pelos: ambiente econômico, ambiente socio-cultural, ambiente tecnológico e o ambiente político-legal.


Uma forma divertida de monitorar estes dados é através do site: This now (http://now.sprint.com/widget/).

Este é um site que traz formações inúteis e úteis ao mesmo tempo. Mas o mais importante é que atualização deste site é constante.


Algumas informações encontradas no site: o número da produção dos ovos, qunatidades de bebês que estão nascendo, os tipos de energia mais usadas no mundo, o vídeo mais tocado no youtube no momento, as palavras mais procuradas no google, entre outros.


É só procurar bem que você acha bastante coisa legal, tem até um joginho no meio de tanta informação. Vale a pena visitar.


Bjossss

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Great Place to Work


Olá Pessoal....


Bom vamos a um ótimo post de segunda-feira chuvosa.... Nele faremos referência ao Cap 3 do livro, denominado de Ambientes e Cultura Organizacional.


A definição de cultura organizacional, aqueles que estudaram para prova sabem, é a personalidade da empresa, o conjunto de valores, crenças e normas compartilhados por todos os membros.


Para analisar a cultura organizacional e a satisfação de seus funcionários com ela, foi criado um prêmio denomidado de Great Place to Work, que acontece em parceria com a Época. Ao se increverem neste prêmio as empresas permitem que seus funcionários respondam a um questionário de satisfação, o que dará origem a classificação das melhores empresas para trabalhar.


Este prêmio é dividido em diversas categorias como: as melhores empresas para mulheres trabalharem, as melhores empresas para executivos trabalharem, as melhores empresas de médio e pequeno porte, entre outras.


O prêmio mais cobiçado é de melhor empresa para trabalhar no Brasil que no ano passado a uma empresa até então desconhecida do grande público chamada Chemtech.


A seguir segue o link da reportagem que saiu no site da Época sobre a premiação do ano passado.




Bjos pessoal e fiquem de olho na premiação deste ano, para mandar currículos para a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, quem sabe no mundo, já que este é um prêmio internacional


sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pau pra toda obra


Dois posts no mesmo dia?? Isso realmente é um avanço.

Vamos falar novamente sobre o Cap 6 mais especificamente sobre as características de um empreendedor.

Bom,todos sabem que a crise não é somente uma "marolinha" como dizem por aí. Tanto não é que empresas como a GM estão sendo bastante prejudicadas. O próprio CEO da empresa Rick Wagoner sofreu uma queda graças a uma condição imposta pelo próprio presidente Barack Obama. A partir disso a mídia americana passou a comentar os limites da intervenção do Estado sobre o mercado. Numa veia mais humosrítica a revista Esquire, propôs uma nova troca: Wagoner por Steve Jobs, presidente da Apple.

Mas o que tudo isso tem a ver com a matéria de Gestão de Negócio?

Não é preciso nem ler o livro para saber que Steve Jobs é um exemplo de empreendedor, pelo menos ele possui todas as características: lócus de controle interno, tolerância para a ambiguidade, nível alto de energia e auto-confiança, senso de urgência e desejo de realizar.

A partir desses conceitos é possível analisa-los a partir da descrição da própria revista Esquire a seguir:

"Nenhuma ação sozinha – nenhum carro sozinho – vai salvar a GM", diz a revista. "Exceto, talvez, a indicação de um visionário, de um gênio-bastardo. Alguém com a visão de um profeta, a frieza de um ladrão, a auto-confiança de um xeique, a sanguinolência de um Espartano". Essas qualidades foram feitas referente ao candidato ao cargo Steve Jobs.

Bom está aí uma nova maneira de decorar as características de um empreendedor.


Empreendedorismo de papelão


Vamos começar agitar isso aqui.

Esse post vem com a missão de dar valor as boas idéias. Fazendo referência ao capítulo 6 do livro de gestão, vamos falar de empreendedorismo. Empreendedorismo nada mais é que o monópólio de idéias, e para que ele seja bom é preciso que a idéia seja duradoura e se torne uma vantagem competitiva.
Um exemplo de empreendimento é a agência de publicidade holandesa chamada Nothing, até ai nada de diferente, a não ser pelo fato desta agência ser feita de papelão. Isso mesmo papelão.
E pelo ao contrário do que muitos podem achar além de politicamente correta a agência e muito bonita e super moderna.O curioso ainda é que para construir esta agência não foi usado nem cola nem parafusos.
Será que existe algo parecido no mundo, ou isso será realmente empreendedor? Se alguém achar algo parecido comentem.