
Olá gente,
Vamos ao primeiro post teórico deste blog e como é regra iremos comentar o cap. 4 do livro texto da disciplina de Gestão de negócio. Este capítulo fala sobre o processo de internacionalização das empresas e para tornar as coisas mais interessantes vamos analisar o processo de uma empresa brasileira que já nasceu meio internacionalizada mais agora quer expandir ainda mais os seus negócios.
A empresa no caso é a Topper que nasceu de uma união entre a Argentina e o Brasil, no entanto agora quer conquistar o resto do mundo. Como vocês podem ver na matéria da Época Negócios:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI64231-16355,00-A+CHUTEIRA+MUDOU+DE+CARA.html
Para seu processo de internacionalização a Topper mudou alguns conceitos gráficos além de ampliar o seu portifólio de produtos. Além disso, esta empresa precisou avaliar alguns indicadores para saber o grau de atração dos novos mercados que ela quer atuar. Esses indicadores são as variáveis econômicas, politico-legais e sociais. Tudo isso conta para que um mercado seja atrativo para uma empresa que queira se internacionalizar.
Ainda analisando a matéria da Época Negócios percebe-se que o processo de internacionalização acontecerá através de uma joint-venture, ou seja, uma aliança estratégica, que no caso acontece entre Topper e Alpargatas. É importante destacar que esta aliança foi muito bem feita uma vez que a Alpargatas é um exemplo de empresa que se internacionalizou, como vemos no caso das Havaianas.
Agora que o processo de internacionalização da Topper está em andamento é só esperar para ver se este será um caso de sucesso.
Ps: Aguardem os próximos posts...
2 comentários:
Gostamos muito do blog. Convidamos vocês a visitarem o nosso blog: villafuba.blogspot.com
Beijos,
Diretoria do blog
Pelo que entendi da reportagem..a topper já estava na argentina mas numa operação independente. Não conhecia sobre esse processo da Topper. Bem interessante e acho que vale a pena acompanhar para ver como se dá os resultados na Argentina agora com a marca única.
Postar um comentário