sexta-feira, 20 de março de 2009

Internacionalização Brasileira


Olá gente,

Vamos ao primeiro post teórico deste blog e como é regra iremos comentar o cap. 4 do livro texto da disciplina de Gestão de negócio. Este capítulo fala sobre o processo de internacionalização das empresas e para tornar as coisas mais interessantes vamos analisar o processo de uma empresa brasileira que já nasceu meio internacionalizada mais agora quer expandir ainda mais os seus negócios.
A empresa no caso é a Topper que nasceu de uma união entre a Argentina e o Brasil, no entanto agora quer conquistar o resto do mundo. Como vocês podem ver na matéria da Época Negócios:

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI64231-16355,00-A+CHUTEIRA+MUDOU+DE+CARA.html

Para seu processo de internacionalização a Topper mudou alguns conceitos gráficos além de ampliar o seu portifólio de produtos. Além disso, esta empresa precisou avaliar alguns indicadores para saber o grau de atração dos novos mercados que ela quer atuar. Esses indicadores são as variáveis econômicas, politico-legais e sociais. Tudo isso conta para que um mercado seja atrativo para uma empresa que queira se internacionalizar.
Ainda analisando a matéria da Época Negócios percebe-se que o processo de internacionalização acontecerá através de uma joint-venture, ou seja, uma aliança estratégica, que no caso acontece entre Topper e Alpargatas. É importante destacar que esta aliança foi muito bem feita uma vez que a Alpargatas é um exemplo de empresa que se internacionalizou, como vemos no caso das Havaianas.

Agora que o processo de internacionalização da Topper está em andamento é só esperar para ver se este será um caso de sucesso.

Ps: Aguardem os próximos posts...

2 comentários:

Villa Fuba disse...

Gostamos muito do blog. Convidamos vocês a visitarem o nosso blog: villafuba.blogspot.com

Beijos,
Diretoria do blog

Lu Florêncio disse...

Pelo que entendi da reportagem..a topper já estava na argentina mas numa operação independente. Não conhecia sobre esse processo da Topper. Bem interessante e acho que vale a pena acompanhar para ver como se dá os resultados na Argentina agora com a marca única.