sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pau pra toda obra


Dois posts no mesmo dia?? Isso realmente é um avanço.

Vamos falar novamente sobre o Cap 6 mais especificamente sobre as características de um empreendedor.

Bom,todos sabem que a crise não é somente uma "marolinha" como dizem por aí. Tanto não é que empresas como a GM estão sendo bastante prejudicadas. O próprio CEO da empresa Rick Wagoner sofreu uma queda graças a uma condição imposta pelo próprio presidente Barack Obama. A partir disso a mídia americana passou a comentar os limites da intervenção do Estado sobre o mercado. Numa veia mais humosrítica a revista Esquire, propôs uma nova troca: Wagoner por Steve Jobs, presidente da Apple.

Mas o que tudo isso tem a ver com a matéria de Gestão de Negócio?

Não é preciso nem ler o livro para saber que Steve Jobs é um exemplo de empreendedor, pelo menos ele possui todas as características: lócus de controle interno, tolerância para a ambiguidade, nível alto de energia e auto-confiança, senso de urgência e desejo de realizar.

A partir desses conceitos é possível analisa-los a partir da descrição da própria revista Esquire a seguir:

"Nenhuma ação sozinha – nenhum carro sozinho – vai salvar a GM", diz a revista. "Exceto, talvez, a indicação de um visionário, de um gênio-bastardo. Alguém com a visão de um profeta, a frieza de um ladrão, a auto-confiança de um xeique, a sanguinolência de um Espartano". Essas qualidades foram feitas referente ao candidato ao cargo Steve Jobs.

Bom está aí uma nova maneira de decorar as características de um empreendedor.


Um comentário:

Lu Florêncio disse...

bom...foi preciso ler o livro para descrever as características empreendedoras de Job..certo? boa análise da marolinha..nada de marolinhas..mas um motivo para os empreendedores se mexerem!