sábado, 23 de maio de 2009

Caiu na Rede

O novo serviço de microblogging está se tornando cada vez mais utilizado em todo o mundo, mas de 14 milhões de pessoas já estão no Twitter e compartilham o seu dia a dia escrevendo textos que podem ter apenas 140 caractere

No entanto, a novidade agora é que muitas empresas estão utilizando desse serviço como uma ferramenta de relações públicas, além disso, acabam tendo mais contato com o seu público, sendo uma ótima maneira delas adquirirem informações e opiniões de seus clientes.

Para a Dell, por exemplo, o Twitter permitiu que ela descobrisse que o teclado do Dell Mini 9 não estava agradando os clientes, pois a tecla do apóstrofo e do enter estavam muito próximas, a partir disso, a Dell já modificou o teclado para o Dell Mini 10.

No caso da Starbucks, o Twitter serve como uma ferramenta em que os consumidores podem deixar dicas, opiniões e sugestões, com a internet este tipo de coleta de informações ficou mais rápida e prática, além disso, muitos cliente preferem “twittar” a escrever suas reclamações em algumas das lojas. Algumas empresas foram mais além ao utilizar o Twitter, a Pizza Hut, por exemplo, criou um posto de “twiteiro”, que segundo o porta-voz da empresa será o “comunicador de redes sociais, com o trabalho de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na Pizza Hut”.

Isso comprova como as empresas são suscetíveis ao ambiente em que estão inseridas,esse exemplo mostra claramente a influência dos Ambientes Social e Tecnológico, mostra como as empresas precisam estar preparadas e seguir as novas tendências. As novas redes sociais permitem que a empresa fique sempre atualizada sobre o comportamento do seu consumidor, dessa maneira ela obtém informações preciosas, para estreitar seu relacionamento com o consumidor e ficar por dentro das novidades que esse ambiente digital possibilita.

Pra quem tem Twitter, os do texto estão aqui:

http://twitter.com/Starbucks

http://twitter.com/DellnoBrasil

http://twitter.com/pizzahut

Beijoss