
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Tristeza!

domingo, 7 de junho de 2009
“Use sua criatividade no lugar certo” – 141 SoHo Square
Vivo-Telemig-Telemig-Vivo
No último dia 29, a empresa de telefonia celular Vivo anunciou que irá fazer uma reestruturação societária envolvendo as controladas Telemig Celular S.A (TC) e a Telemig Celular Participações (TCP). O objetivo é para acionistas que tenham ações das duas empresas passarem a ter papéis da Vivo ao final da operação.
No contexto atual, a Vivo controla a TCP, que por sua vez, é controladora da TC. Primeiramente, será incorporada as ações da Telemig Celular pela Telemig Celular Participações. Para cada ação ordinária ou preferencial da TC, o acionista receberá 17,40 ações da TCP da mesma espécie. A partir disso, cada ação ordinária ou preferencial detida na Telemig Celular Participações, o investidor receberá 1,37 ações da Vivo também de mesma espécie.
Nos mesmos padrões de 2006, quando a Vivo reestruturou o seu quadro societário, que era composto por mais de dez empresas operacionais, a absorção das ações da Telemig à estrutura da Vivo é o primeiro passo para simplificar a estrutura organizacional do grupo, uma das vantagens por esta união é a diminuição dos custos operacionais.

“(A reorganização) simplificará a estrutura organizacional atual, reduzindo custos administrativos e facilitando a unificação, padronização e racionalização da gestão das companhias”, justificam as empresas.
É isso gente... até mais!
sábado, 23 de maio de 2009
Resposta

Caiu na Rede
O novo serviço de microblogging está se tornando cada vez mais utilizado em todo o mundo, mas de 14 milhões de pessoas já estão no Twitter e compartilham o seu dia a dia escrevendo textos que podem ter apenas 140 caractere
No entanto, a novidade agora é que muitas empresas estão utilizando desse serviço como uma ferramenta de relações públicas, além disso, acabam tendo mais contato com o seu público, sendo uma ótima maneira delas adquirirem informações e opiniões de seus clientes.
Para a Dell, por exemplo, o Twitter permitiu que ela descobrisse que o teclado do Dell Mini 9 não estava agradando os clientes, pois a tecla do apóstrofo e do enter estavam muito próximas, a partir disso, a Dell já modificou o teclado para o Dell Mini 10.
No caso da Starbucks, o Twitter serve como uma ferramenta em que os consumidores podem deixar dicas, opiniões e sugestões, com a internet este tipo de coleta de informações ficou mais rápida e prática, além disso, muitos cliente preferem “twittar” a escrever suas reclamações em algumas das lojas. Algumas empresas foram mais além ao utilizar o Twitter, a Pizza Hut, por exemplo, criou um posto de “twiteiro”, que segundo o porta-voz da empresa será o “comunicador de redes sociais, com o trabalho de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na Pizza Hut”.
Isso comprova como as empresas são suscetíveis ao ambiente em que estão inseridas,esse exemplo mostra claramente a influência dos Ambientes Social e Tecnológico, mostra como as empresas precisam estar preparadas e seguir as novas tendências. As novas redes sociais permitem que a empresa fique sempre atualizada sobre o comportamento do seu consumidor, dessa maneira ela obtém informações preciosas, para estreitar seu relacionamento com o consumidor e ficar por dentro das novidades que esse ambiente digital possibilita.
Pra quem tem Twitter, os do texto estão aqui:
http://twitter.com/DellnoBrasil
Beijoss
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Escritório na floresta

segunda-feira, 18 de maio de 2009
Personalidade
Aqui estão as empresas:

Algumas palavras estão faltando por motivos óbvios.
1) Missão
A missão da___ é levar vitalidade para o dia-a-dia. Nós atendemos às necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, ficarem bonitas e aproveitarem mais a vida.
Visão
A ___ Brasil será reconhecida como uma das empresas mais admiradas tanto no Brasil como dentro da corporação___ . Em nossa interação com o mercado e a comunidade local, buscaremos a excelência em tudo o que fizermos.
Atingiremos nossas metas de negócios por meio da implementação excepcional, no Brasil, das estratégias e políticas corporativas definidas pela ___ América Latina.
2) Missão
Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócio para a Companhia e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
Valores
Pessoas em 1º lugar;
Estreito Relacionamento de Nossas Marcas com o Consumidor;
Liderança de Mercado e de Atitude;
Qualidade Superior;
Performance;
Comprometimento;
Respeito;
Ética;
Transparência.
3) Missão
Nossa missão é vender por menos para as pessoas viverem melhor.VisãoNossa visão, ser a melhor ____ do Brasil na mente e no coração dos consumidores.
Valores
Nossos valores visam a atender às boas práticas do mercado___. São elas:- respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual;- atendimento ao cliente, superando as expectativas de nossos consumidores;- busca pela excelência, inovando sempre na seleção e promoção de produtos e serviços.
4) Missão
Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a ___ parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte. Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam: considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.
Visão
A___ será uma das líderes mundiais do seu mercado, diferenciando-se pela qualidade das relações que estabelece, por suas crenças e valores expressos de forma radical por meio de produtos, serviços e comportamento empresarial que promovam a melhor relação da pessoa consigo mesma, com a natureza e com todos que a cercam.
Fica uma dica: evite surpresas conhecendo a cultura corporativa de sua empresa e os princípios que ela segue!!.. ou não... sei lá gente cada um faz o que quer não é mesmo!!
Beijoss
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Sustentabilidade de moda, resolve?

quarta-feira, 29 de abril de 2009
Idéias Empreendedoras (in)úteis!
Assim como o post sobre a agência Nothing, relacionado com o cap 6. Hoje viemos falar sobre idéias criativas, funcionais, que facilitam nosso dia-a-dia. O site Bem Legaus (http://www.bemlegaus.com/) mostra diversas idéias empreendedoras que fazem diferença entre os produtos convencionais de hoje.Essas idéias demonstram o quão empreendedores são seus criadores, que inventam utensílios incríveis, capazes de revolucionar e trazer mais diversão as nossas vidas. Pratos próprios para Tacos, luvas de ping pong e até uma máquina de fazer sushi são alguns dos objetos que surgiram de idéias inusitadas, vindas de empreendedores muitas vezes desconhecidos, mas que fazem muitos sucesso.Ao criar produtos como estes, os empreendedores demonstram como possuem monopólio idéias, muitas vezes aperfeiçoando utensílios que não teriam outras funções e criando outras utilidades para os mesmos.Quem imaginaria criar um tablete de chocolate que funciona como imã? E um babador que vem estampado com o peito peludo masculino?Empreendedores e criativos, os idealizadores desses fabulosos objetos se destacam em meio a tantos produtos iguais, ao terem insights e colocarem na prática sua imaginação, mostrando o quão valiosas são essas idéias, inusitadas, porém eficazes e divertidas.


segunda-feira, 27 de abril de 2009
A profissionalização é necessária

sexta-feira, 17 de abril de 2009
Empreendedorismo de cópia
Bom como foi explicado nas aulas da Prof. Luciana para você ser empreendedor é necessário que você tenha um monopólio das idéias pois é partir disso que teremos uma certa vantagem competitiva. No entanto não é isso que vem acontecendo, alguns pequenos e até grandes empresários vem copiando o empreendedorismo de outros, como mostra a matéria da Época:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI68513-15227,00-COMO+LEVAR+VANTAGEM+NA+BASE+DA+IMITACAO.html
Esta matéria chama atenção mais uma vez para a crise, pois com a existência dela o plágio industrial se tornou um caminho tentador para o lucro.
Vale a pena ler a matéria e ver os exemplos que ela dá pois há desde pequenas empresas como grandes empresas copiando outras, como o caso da Adria copiando a Danone.

Bjos e aproveitem o feriado!!!
terça-feira, 7 de abril de 2009
Informe-se

segunda-feira, 6 de abril de 2009
Great Place to Work

sexta-feira, 3 de abril de 2009
Pau pra toda obra

A partir desses conceitos é possível analisa-los a partir da descrição da própria revista Esquire a seguir:
Empreendedorismo de papelão

Vamos começar agitar isso aqui.
Esse post vem com a missão de dar valor as boas idéias. Fazendo referência ao capítulo 6 do livro de gestão, vamos falar de empreendedorismo. Empreendedorismo nada mais é que o monópólio de idéias, e para que ele seja bom é preciso que a idéia seja duradoura e se torne uma vantagem competitiva.
Um exemplo de empreendimento é a agência de publicidade holandesa chamada Nothing, até ai nada de diferente, a não ser pelo fato desta agência ser feita de papelão. Isso mesmo papelão.
E pelo ao contrário do que muitos podem achar além de politicamente correta a agência e muito bonita e super moderna.O curioso ainda é que para construir esta agência não foi usado nem cola nem parafusos.
Será que existe algo parecido no mundo, ou isso será realmente empreendedor? Se alguém achar algo parecido comentem.





sexta-feira, 20 de março de 2009
Internacionalização Brasileira

Olá gente,
Vamos ao primeiro post teórico deste blog e como é regra iremos comentar o cap. 4 do livro texto da disciplina de Gestão de negócio. Este capítulo fala sobre o processo de internacionalização das empresas e para tornar as coisas mais interessantes vamos analisar o processo de uma empresa brasileira que já nasceu meio internacionalizada mais agora quer expandir ainda mais os seus negócios.
A empresa no caso é a Topper que nasceu de uma união entre a Argentina e o Brasil, no entanto agora quer conquistar o resto do mundo. Como vocês podem ver na matéria da Época Negócios:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI64231-16355,00-A+CHUTEIRA+MUDOU+DE+CARA.html
Para seu processo de internacionalização a Topper mudou alguns conceitos gráficos além de ampliar o seu portifólio de produtos. Além disso, esta empresa precisou avaliar alguns indicadores para saber o grau de atração dos novos mercados que ela quer atuar. Esses indicadores são as variáveis econômicas, politico-legais e sociais. Tudo isso conta para que um mercado seja atrativo para uma empresa que queira se internacionalizar.
Ainda analisando a matéria da Época Negócios percebe-se que o processo de internacionalização acontecerá através de uma joint-venture, ou seja, uma aliança estratégica, que no caso acontece entre Topper e Alpargatas. É importante destacar que esta aliança foi muito bem feita uma vez que a Alpargatas é um exemplo de empresa que se internacionalizou, como vemos no caso das Havaianas.
Agora que o processo de internacionalização da Topper está em andamento é só esperar para ver se este será um caso de sucesso.
Ps: Aguardem os próximos posts...
quarta-feira, 18 de março de 2009
Primeiro post

Oláaaaaaa genteeeee.
Bom como esse é o primeiro post, vou explicar como as coisas funcionam por aqui. Esse blog foi criado com fins educacionais e sendo assim os posts deste blog estarão relacionados com a matéria Gestão de negócios, dada pela professora Luciana da ESPM. Tentaremos não apenas reproduzir um resumo da matéria e dos capítulos do livro, mas também tentaremos linkar os temas com assuntos atuais, para que este blog se torne mais interessante.
Sejam bem vindos e Post it.